quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Análise Literária: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo


Um ponto de vista esclarecedor!

O Capitalismo geralmente e erroneamente é descrito como um sistema violento e que busca o lucro acima de tudo.É fácil ter essa concepção quando se olha para o lado "visível" da coisa, mas como tudo na vida tem dois lados, com o capitalismo não seria diferente. A obra de Weber não trata de uma defesa ou exaltação desse sistema, apenas revela sobe um olhar pessoal e com argumentos plausíveis, características inerentes que aproximam o capitalismo ao protestantismo. 


O mais interessante do livro é que ele difunde como o capitalismo se tornou inarredável à America, e isso se deve, na opinião do autor, ao espirito de predestinação que ocupava as crenças protestantes. Dentre tantas reformas e pensamentos podemos destacar o Calvinismo como o mais significativo, pois o mesmo considera a vocação como um meio para a glorificação de Deus.O trabalho e o ascetismo juntos seriam uma forma do cristão mostrar em sua vida a própria imagem dos planos Divino. A vocação para se fazer o que Deus já predestinou, criou nos puritanos, que começavam a habitar a algumas regiões da América do Norte, um espírito capitalista onde quanto mais bem sucedido você fosse, mais ficava provado que Deus estava abençoando sua vida.

Com considerações solenes e aberto para outros pontos de vista, Weber ostentou suas ideias e criou uma obra de intensa importância para entendermos como uma continente que foi colonizado ,quase, ao mesmo tempo que o nosso, se tornou uma grande potência mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário